17 de maio de 2024
O Bosque em Joanópolis |SP

Este é um lugar para viver dias de paz!

Já estivemos em Joanópolis em outras duas ocasiões, a primeira sem os pets em uma pousada com uma proposta de vivências, oficinas e terapias holísticas; e a segunda, com a família multiespécie completa, em uma casa deliciosa alugada através do Airbnb. Somente na segunda usufruimos da cidade do lobisomem, que tem alguns atrativos como trilhas, a Cachoeira dos Pretos, a Serra do Lopo e a represa.

Desta vez o nosso próposito (meu e do Cassiano) era usufruir do ócio, apreciando a paisagem de um verde infinito cheio de diferentes tonalidades. Para isso, elegemos O Bosque.

Misto de pousada com espaço de intervenções artísticas ambientais, o local – cuidado e fundado pelo engenheiro e artista plástico Oscar Innecco -, tem como objetivo fomentar iniciativas que tenham a natureza como elemento principal.

A EXPERIÊNCIA

Chegamos no dia de Natal. Assim que descarregamos as malas, Filó e Barthô se depararam com um bosque cheio de aromas e texturas, era nítida a sua alegria e o seu entusiasmo. Esse foi o primeiro passeio do Barthô – recém vacinado com a última dose. E não poderia ter sido a melhor escolha.

Sr. Oscar, sempre extremamente solícito e atencioso, nos mostrou toda a estrutura e como o Bosque funciona. Nos sentimos acolhidos e muito a vontade – essa é a proposta. Por exemplo, a cozinha é coletiva, envidraçada e aberta para a mata, lá você pode guardar os seus alimentos ou pegar o que a pousada oferece, é só avisar o Sr. Oscar pelo whats app. Simples assim!

Como era fim de tarde, fomos direto para a Casa de Chás, local em que os hóspedes são agraciados com ervas medicinais colhidas na horta de acordo com o nosso desejo ou queixa (dor de cabeça, cólica etc). Além de nós, existia uma outra família hospedada, que após a degustação de chás, nos convidaram para apreciarmos juntos a ceia de Natal.

Na cozinha, eles prepararam tender, farofa de maracujá, saladas e outras delícias. Jantamos curtindo uma boa conversa e a brisa da mata a noite. Como forma de agradecimento, assumi a limpeza e organização da louça e das panelas.

Vanessa Ieno

Dormimos tranquilamente, tendo o total silêncio como trilha sonora. E no dia seguinte, quando acordamos, fomos presenteados com um dia lindo, de sol intenso e céu azul sem nuvens. Um convite para curtir tudo o que O Bosque oferece.

Antes, claro, saboreamos o café da manhã, organizado pela prestativa e doce Ana, moradora de um dos sítios que ficam ao redor. Frutas colhidas lá, quiches, patês e geleias – muito diferentes de tudo o que já experimentei -, pão de queijo, pães, frios, bolos, sucos. Tudo fresquinho, apetitoso e perfeito. Incrível tomar aquele café naquela cozinha aberta, em meio a mata de eucaliptos, vendo a Filó e o Barthô desbravando cada cantinho, soltos, livres e felizes.

Ah, algo engraçado, a Ana depois que preparava os sucos, jogava as cascas e os restos das frutas e dos legumes na fazenda ao lado para as vacas comerem. Barthô escalava o morro, passava por entre a cerca e devorava tudo – acho que por isso que nos 9 dias não vi sinal das vaquinhas :). Depois lá ia ele fazer xixi vermelho de beterraba.

Depois curtimos a pequena cachoeira, na parte do deque, que era um convite à tranquila contemplação e a molhar os pés em seu pequeno (e gelado) riacho. Os pets podem entrar, Filó até ensaiou algumas patadas. E subimos e descemos O Bosque dezenas de vezes, curtindo cada curva, cada degrau, sentindo a terra, abraçando árvores, e Barhô, colecionando galhos. Catava vários e os levava para dentro do chalé. Por pouco não construiu a sua própria cabana 😉

Por 2 dias, nós fomos os únicos hópedes. Praticamente nosso aquele local encantador e único!

Aos poucos foram chegando os outros hóspedes. E para a minha alegria e surpresa, todos com seus cães. Todos SRDs. E quase todos adotados com mais de um ano de vida. Formamos, assim, uma comunidade, com o equílibrio perfeito entre momentos de total privacidade e outros de interação.

Barthô, no auge da sua infância canina, era o mais arteiro e intrometido, fazia questão de dar um olá para todos em seus chalés. Uma farra completa, se sentindo o Rei entre uma matilha predominantemente de fêmeas.

A nossa rotina era composta por momentos despretensiosos e ditados pelo ritmo do que queríamos na hora – nada de relógio como referência. Logo cedo íamos tomar o café no modo lento, saboreando tudo bem devagar, depois íamos para a cachoeira, passeavámos pelo Bosque, ficavámos na rede lendo livro e ouvindo música, almoçavamos na cozinha ou no chalé (que conta com uma mini cozinha), andávamos pelo Bosque, cochilávamos no fim da tarde, andávamos pelo Bosque, tomávamos chá, depois um banho, fazíamos um lanche, e assistíamos a Netflix no notebook (lá não tem TV). Em todos os momentos tendo ao nosso lado os nossos filhos de 4 patas.

O Bosque conta com um bom wi-fi, que deu conta das nossas necessidades pontuais.

Na passagem de Ano Novo, todos os hóspedes se reuniram na cozinha coletiva e no espaço Anis, que fica ao lado e que serve também para práticas de yoga. Cada um levou uma bebida, um doce, e as meninas – que tem um café em São Paulo – foram as responsáveis pela deliciosa sopa de lentilha e pela salada de batata idem.

Comemos, conversamos, rimos e brindamos. Um pouco antes da meia noite, voltamos todos para os seus respectivos chalés. E a meia noite em ponto, Cassiano, Filó, Barthô e eu nos abraçamos felizes por estarmos juntos celebrando a chegada de 2022. Sem fogos, bom dizer!

Dois dias depois retornamos para casa, nos sentindo revigorados, energizados e realizados.

INFRAESTRUTURA

Simples, rústico, com tudo, incluindo os móveis, feito na própria oficina de O Bosque. A pousada tem menos de 2 anos, então tem muitos pontos que serão aprimorados. Sr. Oscar fará ainda melhorias e algumas mudanças.

O Bosque conta com 6 chalés, com tamanhos e estilos diferentes, distribuídos entre a mata. Tem ainda os espaços coletivos:

Espaço Anis: indicado para reuniões de trabalho, prática de meditação, yoga e massagem terapêuticas.

Espaço Babosa: para o preparo e realização das refeições. É equipado com fogão industrial, churrasqueira, forno a lenha, freezer, utensílios completos, mesas e banquetas. Você pode deixar na geladeira as suas refeições que trouxer de casa ou preparar lá, ou pode ainda escolher as bebidas e os alimentos congelados preparados de forma caseira.

Oficina Ateliê Bambu: espaço para realização de artes plásticas e visuais. Oferece também instalações e equipamentos para oficinas de marcenaria.

Casa de Chás Cidreira: bangalô feito para o preparo e a degustação de ervas medicinais cultivadas no Bosque.

Horta de Medicinais: protegida por estufas, tem diversas espécies que podem ser colhidas para degustação na Casa de Chás ou no chalé.

Mirante das Águas: a energia das águas da cachoeira embalam as redes no meio da mata.

Mirante do Sol: vista privilegiada a partir do ponto mais alto do Bosque. Lá só é possível subir carregando os pets no colo por conta dos degraus da escada.

Cachoeira: forma 2 lagos pequenos para banho e um deque para repouso, meditação e conexão com a natureza.

Sr. Oscar ainda está construindo novos espaços, como sauna e sala para treinamento, entre outros.

ACOMODAÇÃO E AMENIDADES

O Bosque é uma pousada com 6 chalés, separados e implantados em planos construídos dentro da mata. Todos aceitam pet, têm varanda, enxoval completo (destaque para a roupa de cama, em especial para o edredom com pelo de carneiro – quero!), uma pequena copa, com bancada de pia, frigobar, forno e fogão elétrico. Foram neles que fizemos pequenas refeições, como esquentar uma torta e até preparar um macarrão. Necessário pegar os utensílios na cozinha coletiva, como pratos, talheres e panelas.

Chalés por ordem de tamanho:

O Chalé Lavanda é pequeno e por isso, ideal para 2 hóspedes. Fica bem próximo do riacho, da cachoeira e da cozinha coletiva. Íamos ficar hospedados nele, mas Sr. Oscar achou que por serem 9 dias e dois pets um outro chalé, maior e disponível, ofereceria mais conforto.

O Alecrim fica abaixo de centenária paineira e próximo ao mirante do sol. É um pouco maior do que o Lavanda.

O Poejo e Artemisia ficam lado a lado e são exatamente iguais. Comportam uma cama de casal e de solteiro, poltrona, duas meses e duas cadeiras giratórias bem ao lado das janelas envidraçadas, o que torna o home office uma maravilha. Ficamos no Artemisia, e super atendeu as nossas expectativas. Para um fim de semana é bem gostoso, agora para 9 dias, ótimo mesmo seria se o banheiro fosse maior, a ducha do banho melhor, e a cama e os travessores, mais confortáveis.

Camomila e Melissa, também ficam lado a lado e têm a configuração igual. Possuem a vista mais linda e permitem variadas disposições da camas de casal e as de solteiro. Até 6 pessoas ficam muito bem em cada um deles.

EQUIPE

O ponto forte de O Bosque, além do local em si, é o proprietário. Sr. Oscar é de uma gentileza ímpar, basta ver os inúmeros elogios que ele possui no Airbnb. Nos deixa extremamente a vontade, faz com que a gente se sinta um pouco donos desse lugar também. Super prestativo, até comprava mantimentos para nós quando ia para a cidade.

A Ana, cria de Joanópolis, é um encanto, cuida com carinho do café da manhã e de nós. Discreta e delicada, e ainda assim adora um bom bate-papo. Prepara os sucos e dá um up nos pães de queijo com requeijão e nos bolos, colocando logo cedo deliciosas coberturas.

CAFÉ DA MANHÃ

Como já escrito logo no início do texto, o café é muito bom. Faça a opção por incluí-lo na diária. Além da variedade de itens, dos patês fora do comum e dos pães, o que também amamos é o fato de você degustá-lo no espaço integrado à mata. Se deixe ficar, coma com tranquilidade, aprecie cada instante.

Filó e Barthô nos acompanhavam, enquanto ela ficava rondando a mesa, ele amava se jogar no gramado fofo, seu lugar predileto.

LIMPEZA

Bem limpo. Mas se trata de uma mata e por isso alguns bichinhos, como as aranhas (pequenas) aparecem. Tem veneno no quarto para passar nos cantos. Foi feita uma troca de toalha e de cama e também a limpeza do chalé, que poderia ter sido realizada mais de uma vez se fosse solicitado.

Falei que sentíamos em casa e que o Barthô levava vários gravetos, né? Então, eu mesma pegava a vassoura e pá e varria o chalé. Esqueça as formalidades!

LOCALIZAÇÃO

Fica em uma zona rural, com estrada de terra, em meio a sítios e fazendas. Sr. Oscar, recentemente fez um estacionamento na parte debaixo para carros que não conseguem subir até o ponto onde as malas são descarregadas. Ah, malas, lembre-se que os chalés ficam em meio ao bosque, então se prepare para carregá-las nas escadas. Mas com a maioria das pessoas fica por lá um fim de semana apenas, a mala não será problema, né?

WI-FI

Deu super conta do recado, assistimos filmes na Netflix todas as noites e em dois dias tivemos que trabalhar com a internet.

PERÍODO

Ficamos hospedados do dia 25 de dezembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022.

QUER SE HOSPEDAR NO BOSQUE? ACESSE A NOSSA PLATAFORMA!