4 de janeiro de 2025
Guararema cheia de encantos |SP

Guararema cheia de encantos |SP

Eu me apaixonei por Guararema desde a primeira vez em que estive lá. O ano era 2014, na época trabalhava como editora em uma revista da Região Metropolitana de Campinas e fui convidada para uma Press Trip (viagem de imprensa) na cidade.

Visitamos vários pontos turísticos e fiquei admirada como aquele lugar encantador – tão próximo de São Paulo (68km de distância) – era desconhecido de todos com quem eu falava.

Para ver como não estou sozinha nessa paixonite:

Poucas cidades do interior possuem tantas atrações turísticas de qualidade, além de uma beleza arquitetônica e vários recantos com uma bela natureza preservada. Guararema é uma daquelas cidades que nos cativa desde a primeira visita, deixando em cada turista a vontade de retornar para conhecer um pouco mais da conhecida como a ‘Pérola do Vale’.  


Cidade e Cultura

Retornei 5 anos depois com a minha família multiespécie para comemorar o Natal e a passagem de Ano Novo, pois é neste período que Guararema ganha contornos ainda mais graciosos. Ela se torna a “Cidade Natal”, atraindo centenas de pessoas que moram (ou estão) nas cidades ao entorno – todas do Vale do Paraíba.

Então quando surgiu o convite do Trem de Guararema para a Pets Turistas fazer o seu passeio, nem relutamos em aceitar, pois veio na memória todos os deliciosos momentos vividos lá.

Aproveitamos a nossa participação na trilha dos Border Trilheiro em uma fazenda em São José dos Campos (30 km de distância), e após a aventura seguimos rumo ao chalé que havíamos alugado em Guararema. Tomamos banho, demos um trato nos pets sujos de terra e fomos passear na região central.

CONHEÇA AS BANDANAS USADAS PELOS PETS TURISTAS

PASSEIO NO SÁBADO À NOITE


Era um noite fria de maio , mas ainda assim bem agradável, e optamos por circular no Pátio Zé Bala e Travessia Dona Vitória, inaugurados em dezembro de 2011. “Um espaço nostálgico e de ligação das partes alta e baixa de Guararema, ligando a Praça 9 de Julho ao Parque Profª Deoclésia. Nesse percurso o visitante tem acesso a painéis com fotos antigas, que retratam parte da história e transformação da cidade“.

No Parque existe uma área de descanso e o Centro Artesanal Dona Nenê – espaço de exposição e venda do artesanato guararemense. É nele que as pessoas passam horas tendo uma boa prosa e que se torna o palco da programação cultural da cidade. Próximo – álias tudo é bem próximo na cidade – tem outras atrações turísticas que merecem o passeio, porém por serem áreas de proteção ambiental os pets não podem entrar.

Saindo de lá fomos jantar na Forneria Toscana, pizzaria que já conhecíamos das outras viagens. Tem uma área externa extremamente convidativa, com um gramadão repleto de árvores, fonte, fogueira e mesas destinadas a quem está com pet. O proprietário, a gerente e os garçons foram super atenciosos e pacientes, principalmente com a Filó e o Barthô – um tantinho possessivos com o seu espaço.

A pizza escolhida foi de alcachofra, leve e saborosa!  

De lá, cansados por conta da trilha, voltamos para uma sessão filme embaixo de muitas cobertas.

ROTEIRO COMPLETO PARA UM DIA


No domingo, acordamos às 08h para o café da manhã no Bistrô Ateliê Artes e Gostosuras, que fica em frente ao Parque Profª Deoclésia  e na rua detrás da estação de trem. Tomamos o café e um delicioso chocolate suíço quente, e comemos aqueles pães na chapa caprichosamente cobertos de catupiry.

Caminhamos a pé até a estação de trem, de onde partimos rumo a uma viagem até a Estação de Luís Carlos. Não tem um vagão específico para pet, mas ficamos em um praticamente vazio. Barthô foi o único que ficou mais agitado no começo, principalmente nos primeiros apitos do trem.

De modo geral, a viagem foi tranquila e agradável, sendo o destino a parte mais interessante.

Inaugurada em 1914 e revitalizada em 2014, a Estação de Luís Carlos fica na Vila de Luís Carlos – uma das vilas históricos mais charmosas e bem preservadas da região metropolitana. A Prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas das casas que ficam na Vila e que hoje abrigam empreendimentos comerciais como cafeteria, sorveteria, bistrô, bar, creperia, entre outros.

A Igreja de São Lourenço foi construída em 1906 em homenagem a São Lourenço, o santo espanhol, graças às doações de famílias tradicionais da região. A Festa, em homenagem ao Santo, é celebrada em 10 de agosto.

O passeio completo de trem dura 2 horas, sendo uma hora destinada a curtir a a Vila antes de retornamos para o centro de Guararema. Você pode optar em fazer esse trajeto de carro, caso queira ficar mais tempo admirando cada detalhe ou fazendo alguma refeição. Mas recomendamos fortemente ter a experiência da Maria Fumaça.

NOTA IMPORTANTE: alguns dias após a nossa visita, houve um incidente entre um pet e um turista, e o Trem de Guararema, por tempo indeterminado, optou por aceitar apenas pets que possam ir no colo. Nesse ínterim, irão estudar formas de retomar com o projeto 100% pet friendly, que seja seguro para eles. Enviamos a eles cases de sucesso de trens no Brasil, e nos colocamos à disposição para colaborar nessa retomada.

Ao voltarmos para o centro, fomos de carro apreciar a cidade do alto do Mirante – mais precisamente a 646 metros acima do nível do mar. Com uma infraestrutura bem cuidada e esses jatos d’água – que no calor é sinal de pura diversão, muitas pessoas simplesmente se deixam lá ficar, seja sentadas confortavelmente em seus bancos ou olhando pela luneta de observação terrestre.

O Mirante possui também um restaurante muito bom, o Hangar 13 (jantamos lá na nossa visita anterior), que aceita pet, só que a fila de espera em pleno domingo passava das 2 horas. Seguidores nossos relataram ter tido um almoço bem agradável lá com os seus cães.

Diante disso, decidimos visitar outro ponto turísitico, o bairro Freguesia da Escada. Nele, tem muita história para conhecer. A começar pelo Memorial Origens de Guararema, que fica localizado na entrada do bairro. O memorial possui os elementos formadores do povo local responsável pela construção da primeira capela, a de Nossa Senhora da Escada, em 1652.

A arquitetura da igreja é tipicamente barroca, feita de taipa de pilão e pau a pique, e nela tem o que se acredita ser a única estátua de São Longuinho existente no Brasil. Curiosidade: essa região recebeu a visita de D. Pedro I, em 1822, a caminho de São Paulo, pouco antes de declaração da Independência do Brasil.

Em frente à igreja tem uma praça bucólica e ao redor, bons restaurantes, incluindo onde almoçamos no domingo, o Restaurante Maricota, que tem uma varanda muito agradável reservada pra quem está com pets e com vista para a capela. O atendimento foi excelente, a música ao vivo, ótima, e a comida… essa é deliciosa. Dividimos um prato para três e todos nós ficamos satisfeitíssmos.

A Prefeitura da cidade, de pouco mais de 30 mil habitantes, disponibiliza um tor virtual para você localizar os pontos turísticos principais. Basta clicar aqui.

ONDE SE HOSPEDAR


Quanto a hospedagens, esse é um ponto que visivelmente precisa de informações mais precisas.

Já estive no Hotel Vale do Sonho quando fiz a viagem de press trip, mas, infelizmente, só aceitam cães de porte P até 20kg. É uma ótima opção para viagens em família, pois conta com pensão completa inclusa na diária e mais de 12 mil m² de área verde, piscina, quadra, salão de jogos e acomodações em chalés e apartamentos.

CONFIRA E RESERVE O HOTEL VALE DO SONHO

Ligamos para outros dois hotéis que alegam aceitar pet, porém não possuíam a política pet friendly escrita e também estavam sem vaga: o Sapucaia e o Guararema Hotel.

Desta vez ficamos em um chalé alugado através do Airbnb, porém não o indicamos. Em nossa viagem de final de ano, também alugamos uma casa pelo mesma plataforma. Ela tem uma área externa enorme e segura para os pets, fica em um bairro de chácaras bem próximo da região central e do Rio Paraíba do Sul. É um encanto e bem confortável!

CONHEÇA A CASA ALUGADA PELO AIRBNB

Compartilhe diversão
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido