16 de maio de 2024
Holambra das Flores & dos Pets |SP

Holambra é a cidade das flores e não tem como negar. Basta olhar pra cada cantinho, e lá estão essas encantadoras moradoras, que deixam tudo muito mais bonito. Por isso fiquei feliz demais quando me mudei para Paulínia, também na Região Metropolitana de Campinas, distante 30 minutos desse paraíso. De São Paulo Capital, a distância é de 130 Km 😉

Já a visitei em dezenas de ocasiões, a passeio, para realizar atividades de autoconhecimento e a trabalho, mas nunca com os pets. Desta vez foi com eles, e gostei da experiência!

Antes de compartilhar essa vivência, é legal contar que Holambra foi fundada pelos Holandeses no final da década de 40, mas só em 1951, com a chegada de novas famílias produtoras de flores, a história começou a se transformar na que conhecemos hoje. Sabia que a cidade fornece 45% de todas as flores e plantas ornamentais comercializadas no país? Eu não fazia ideia! Mas devia desconfiar 😂, já que aqui é realizada a Expo Flora, o maior evento do gênero na América Latina.

Holambra, um pedacinho da Holanda no Brasil

Portal de Holambra

A cidade é bem turística, sinalizada, plana e aconselho logo que encontrá-lo, pegar o guia com o mapa indicando os principais pontos turísticos e estabelecimentos. Ele sempre está em algum balcão! Apesar de termos traçado o passeio antes, um mapinha sempre ajuda.

Vou te contar o nosso roteiro saindo de Paulínia em um sábado, às 10h da manhã, o maridão, a Paty – minha irmã e sócia -, Filó e Toddão, em um dia de calor de setembro de 2021.

Lembre-se do seu protetor, do protetor do seu pet, água para eles e cata caca.

GARANTA O PROTETOR DO SEU PET!

A primeira parada foi o Bloemen Park. Optamos por ele por não ser necessário agendamento e o valor do ingresso inteiro ser R$ 30. Lembrando que se for para fazer um ensaio com equipe fotográfica, o preço e o tempo liberado são diferentes do visitante comum.

O passeio pode ser feito o ano inteiro. Tem agências que fazem o roteiro passando pelos campos, estufas e viveiros espalhados pela cidade. É possível apreciar flores diversas como girassóis, rosas e crisântemos, e conhecer as etapas de plantio de cada uma delas.

A diversidade de flores encanta e garante uns cliques bem bacanas. Com o sol a pino, atente-se a isso se estiver com o pet, a estufa e o quiosque de bebida foram ótimos refúgios. Dá para descansar sob a sombra para um segundo round de visitas e fotos.

Como o local é encantador, nós ficamos fácil umas 02 horas por lá, então ao sair fomos direto para o restaurante. O eleito é um dos mais conhecidos da cidade, o Casa Bela, que tem uma área externa bem convidativa e um cardápio que eu gosto bastante.

Nós ficamos na área destinada aos clientes com pets – vários, a maioria de pequeno porte. Os garçons foram atenciosos na liberação da água pra eles e também do carregador pro meu celular. Quem que vai pra um lugar fazer fotos e vídeos e não leva carregador? Eu! 😉

Optamos pelos seguintes pratos: Moqueca de Pupunha (Pupunha fresca, pimentão, tomate, dendê e leite de côco. Acompanha arroz com castanha de caju triturada), FILET MIGNON EM CROSTA DE ERVAS (com parmesão e mostarda, acompanha risoto de champignon com rúcula e tomate grape), e eu pedi pela segunda vez o NASSI GORENG (arroz temperado com curry, bacon, alho poró, molho de soja e pimenta sambal; acompanha supreme de frango grelhado, fritas e molho de amendoim).

Foi bem gostoso apreciar esse almoço divino em uma varanda fresquinha com os nossos cães, que se alimentaram antes de pegar estrada.

De lá fomos fazer o ritual de 99,99% das pessoas: passamos no Deck do Amor para tirar uma foto nos cadeados pendurados, depois fomos na rua com 365 guarda-chuvas suspensos – resultado da decoração da Expoflora de 2019, passeamos pelo comércio de casinhas coloridas, e no Moinho Povos Unidos.

Ele foi feito para comemorar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa. Tem 38 metros de altura e 5 andares abertos para visitação, e um mirante que oferece um vista belíssima. Como estávamos com os pets, optamos por não subir.

Um passeio tranquilo, no fim de tarde, quando a temperatura já estava mais amena. Aproveite a caminhada para observar a arquitetura das casas, principalmente das que mantém a tradição da Holanda. Eu acho tão linda!!!

Pra finalizar, tomamos um café e comemos deliciosas sobremesas na Confeitaria Zoet en Zout, que tem um gramadão em que são colocadas as mesas e cadeiras com vista pro lago – onde também fica o Deck do Amor, o que pra mim torna o lugar perfeito. Com certeza é pra voltar e saborear outras maravilhas e a paisagem.

Tudo é bem pertinho, todos esses lugares citados acima – com exceção do Bloemen Park, ficam muito próximos um do outro, dá para caminhar a pé, apreciando cada detalhe e momento.

Importante, na época da Expoflora – realizada normalmente em agosto, mas que nos anos de pandemia não teve – a cidade fica lotada, por isso evite levar o seu pet para ele não se estressar. O melhor é optar por meses mais tranquilos, já que fim de semana de meses intensos costumam ter ônibus de excursões e muitos turistas. Como tudo ainda estava voltando à ativa, a cidade nesse período estava bem tranquila.

Finalizamos o passeio por volta das 17h30, quando voltamos para Paulínia e sentimos que a Filó e o Toddy já estavam cansados, apesar das muitas paradinhas pro descanso.

Existem outros lugares para conhecer na cidade, por isso pretendemos retornar em breve.

Onde estivemos:
Bloemen Park
Casa Bela Restaurante
Deck do Amor
Moinho Povos Unidos
Confeitaria Zoet en Zout
Os guarda-chuvas e as casinhas coloridas ficam bem próximo a todos os locais acima, no entorno da Alameda Maurício de Nassau, em frente à sede da Expoflora.

Quer conhecer mais passeios e aventuras? Acesse a nossa plataforma 😉