17 de maio de 2024
Trem Curitiba a Morretes |PR

Fomos conhecer o trem histórico da empresa Serra Verde Express, que liga as cidades de Curitiba a Morretes. O roteiro é um dos passeios mais procurados do Paraná e até mesmo jornais internacionais, como o The Wall Strett e o The Guardian, já falaram sobre ele, citando entre os dez percursos de trem mais lindos do mundo.

O percurso de trem que liga Curitiba a Morretes é uma viagem inesquecível, considerada uma das viagens de trens mais lindas do mundo, e possui o primeiro vagão pet friendly do Brasil!

Sharlene da Cãomigo

A viagem dura cerca de 4 horas, mas passa muito rápido e deixa um gostinho de quero mais. O trem atravessa 41 pontes, dezenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos belíssimos. A cada curva somos surpreendidos com incríveis belezas, como precipícios, paredões de pedra, montanhas e vistas de tirar o fôlego.

Há locais onde avistamos represas, cachoeiras e passamos por cima de rios que podem ser observados sob os trilhos. É uma experiência sensacional!

O vagão Bove é o primeiro vagão de trem pet friendly do país. E não é apenas um vagão que aceita pets, ele é de luxo, planejado e construído especialmente para recebê-los. Os pets ficam livres de caixas de transportes e curtem muito a viagem.

Podemos observar o cuidado e o carinho em cada detalhe. Os assentos são para nós, e também para os pets, possuem caminhas fofas e ganchos para prender a guia. O chão é de um material de fácil higienização e que não escorrega.

A parte que mais gostamos é a varanda – simplesmente maravilhosa! Nela, você conta com tapete higiênico e potinhos de água, e é permitido que os cães caminhem e observem a paisagem com muita liberdade e segurança. Afinal sentir o ventinho na fuça e o cheiro da mata é uma experiência maravilhosa pra nós, e pra eles também.

Uma guia muito simpática e atenciosa nos recebeu e explicou tudo sobre o vagão e a viagem, e durante toda viagem foi nos contando sobre a incrível história da ferrovia e da região, além de avisar quando estávamos chegando nos principais atrativos e nos contar sobre eles. É uma oportunidade única de aprender sobre a história observando os belos cenários que viagem proporciona.

Assim que as portas foram fechadas eu pude deixar o Quarteto Fofástico livre pelo vagão. O Bob ficou com um pouco de medo, afinal são cheiros, movimentos e sons muito diferentes do que estão acostumados, mas depois foi se soltando e até correu pelo vagão atrás de sua amada bolinha.

O vagão possui um maravilhoso serviço de bordo com um delicioso kit lanche para os humano:, refrigerantes, chás, sucos e cerveja. Para os pets, além dos potinhos de água, são servidos biscoitinhos, um mimo que agrada muito.

Cindy amou o serviço de bordo, aproveitou a água fresquinha e o open bar de biscoito. Cacau caminhou um pouco e depois se acomodou nas confortáveis caminhas dos assentos, feitas especialmente para os pets relaxarem e tirarem aquela soneca gostosa. A Bellinha aproveitou a liberdade para passear e fazer novos amigos, afinal ela gosta mesmo é de carinho, e curtiu muito o vento gostoso na varanda.

Retornamos de van para Morretes e tivemos um tempinho para conhecer a cidade, que é linda. Tem um centrinho histórico e um lindo rio onde é possível se banhar. Estava muito calor e tinham muitas pessoas curtindo o rio, mas como o tempo foi curto, ficamos só na vontade.

Uma boa opção é procurar por uma estadia em Morretes e retornar no dia seguinte para Curitiba, para conseguir aproveitar mais a cidade, que tem muitos atrativos. No nosso caso a visita foi rápida, pois a nossa van já estava a nossa espera para nos levar de volta a Curitiba.

Em Morretes tem uma sorveteria que serve sorvetes deliciosos para humanos e também para cães, pensa em crianças felizes comendo o sorvete!

Na volta paramos para conhecer o Hisgeopar, um parque temático muito legal para aprender sobre a geografia e a história do Paraná, e novamente o Quarteto Fofástico foi muito bem recebido.

O parque possui uma maquete enorme e animada, onde os personagens se movem, é muito lindo de ver. A maquete representa de forma lúdica e instrutiva a geografia, enquanto uma guia vai nos contando a história do Estado de forma tão natural e agradável que dá vontade de passar horas ali ouvindo.

A viagem foi simplesmente perfeita. O vagão é lindo, o atendimento é excelente, o percurso é maravilhoso, e ter a oportunidade de vivenciar tudo isso ao lado dos meus filhos de quatro patas certamente foi uma das melhoras experiências que já tive.

Clique aqui pra ver o vídeo da viagem no IGTV do Quarteto Fofástico um vídeo da viagem.

Vem ver que vídeo maravilhoso dos queridos Tiago e Fábio do Viaje Por Conta, que mostra mais sobre essa viagem incrível.

* Texto por Sharlene da Cãomigo, que viajou a convite da Serra Verde Express. O conteúdo do post é independente e reflete a opinião da autora. Para ficar por dentro dos passeios organizados pela Cãomigo e das suas dicas, acesse o seu site.

QUER FAZER ESSE PASSEIO OU OUTROS NA REGIÃO, ACESSE A NOSSA PLATAFORMA.